(11)

(11)

Filhote de Cachorro da Raça Shih Tzu

O filhote de cachorro da raça shih tzu é uma ótima opção para estimação, considerando seu temperamento fácil e dócil. Ele é uma raça de porte pequeno, é conhecido pelo seu companheirismo e tem uma aparência bem marcante, seja pelo seu focinho mais achatado, seus olhos amendoados levemente saltados, e seu pelo abundante, que pode ter diversas cores misturadas ao branco.

Buscando filhote de cachorro da raça shih tzu?

Tenha todas as informações que você precisa sobre o filhote de cachorro da raça shih tzu, entrando em contato com o Little Crystal. Ela é uma empresa especializada no segmento, e preza pela qualidade de vida e saúde dos animais.

Cuidados para se ter com um filhote de cachorro da raça shih tzu

Conheça um pouco sobre shih tzus e como cuidar do seu filhotinho

Adotar um filhote de cachorro da raça shih tzu é o início de uma aventura. Cães no geral são divertidos e carinhosos, sempre pedindo ou dando carinho, podem ser ativos ou mais sossegados, uma coisa é certa, ter um ao seu lado é um bom negócio para a saúde mental e física.

Shih tzus são descendentes de cães nobres. A origem é traçada até a Ásia Oriental, no Tibete. Em documentos datados de 624 a.C, existem registros da presença de cães pequenos com a aparência descrita e ilustrada semelhante à desta raça com características tão únicas. Com os séculos, acabaram também no império chinês, como uma raça de cachorro de companhia. Na verdade, o nome da raça - shih tzu - significa pequeno leão.

Ainda nos dias de hoje continuam sendo considerados grandes companheiros.

Como alimentar um filhote de cachorro da raça shih tzu?

A alimentação é uma parte muito importante para a qualidade de vida dos cachorros. É necessário manter uma dieta balanceada, assim evitando sobrepeso ou doenças relacionadas ao consumo de alimentos indevidos que possam prejudicar a saúde do bichinho.

Para um filhote de cachorro da raça shih tzu, assim como outros filhotes, é recomendado iniciar a alimentação com rações e petiscos desenvolvidos especialmente para a faixa etária e porte do cão. Os nutrientes colocados na comida são medidos e adicionados de acordo com as necessidades do bichinho, além de serem mais fáceis de mastigar e digerir nos primeiros meses, quando os dentes ainda não se desenvolveram por completo.

Frutas e legumes podem entrar na dieta, mas levando em conta que eles não digerem os nutrientes da mesma forma que uma criança humana, por isso, existem determinados alimentos que não devem - em hipótese alguma - ser oferecidos ao filhote de cachorro da raça shih tzu. Alguns exemplos proibidos:

  • uva;
  • laranja;
  • limão;
  • cebola;
  • leite (de vaca);
  • café;
  • abacate;
  • macadâmia e amendoim;
  • alho;

Comidas feitas para consumo humano (alimentos ultraprocessados, gordurosos e chocolates) também não devem estar inclusos na alimentação de cachorros, principalmente filhotes.

A saúde do shih tzu

Assegurando que o filhote de cachorro da raça shih tzu seja alimentado desde os primeiros meses de forma adequada, não existem doenças congênitas da raça que possam representar perigo à vida dos bichinhos. Contudo, existem outras formas de tornar os cãezinhos ainda mais saudáveis.

Caso note que seu shih tzu tenha o focinho mais achatado do que a média, verifique se o mesmo tem a estrutura facial óssea correspondente à síndrome braquicefálica. Ela pode dificultar o processo respiratório do bichinho, tornando-o mais sensível às mudanças de temperatura bruscas e menos disposto durante exercícios físicos muito intensos.

Caminhadas no parque podem fazem bem para o cachorro e para o tutor. Antes de colocar o bichinho para andar na rua ou em qualquer outro espaço ao ar livre - longe da residência - certifique com o veterinário se todas as vacinas estão em dia, evitando doenças e problemas futuros.

Para manter os dentinhos limpos, livres de tártaro e do mau hálito, o recomendado é escovar com a escova e pasta vendidas em pet shops. Existem petiscos que funcionam na limpeza, mas não são tão eficazes.

Conforme for crescendo, as unhas do filhote de cachorro da raça shih tzu devem ser aparadas ou lixadas regularmente, para que o tamanho não machuque e nem incomode. Nesse caso, andar na rua pode auxiliar, fazendo o trabalho de deixar as unhas em um tamanho apropriado e funcionando como exercícios periódicos.

Banhos devem ser dados a cada 15 dias e com os produtos certos, disponíveis para compra em pet shops. A limpeza excessiva pode acabar tirando os óleos naturais da pele do bichinho, sem dar o tempo certo para hidratar a derme, desta forma causando ainda mais queda de pelos e descamação.

Cachorros tendem a passar por fases anuais de trocas do pelo. Por isso, é aconselhado que sempre escovem o bichinho, para assegurar que a queda não seja exacerbada. Uma dica é pentear com cuidado, para não afetar a saúde da pele e nem aos próprios pelos que estão crescendo.

Onde conseguir um filhote de cachorro da raça shih tzu?

A Little Crystal é uma empresa de venda de cachorros que pensa no conforto e saúde dos filhotes. Suas técnicas de pré-natal, alimentação e cuidados são de primeira linha, assegurando que mamãe e filhote estejam sempre nas melhores condições possíveis.

Todos os processos são feitos com muito carinho, para que seu filhote de cachorro da raça shih tzu saia de um lugar com muito amor, para receber ainda mais no próprio lar.